quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Toy story 3: um filme sobre a solidariedade

Histórias de Natal recomenda este filme para tratar o tema da solidariedade!
O último filme da saga Toy story é um filme que trata sobre a amizade verdadeira e a solidariedade. Woody, Booz, Jessie e os demais brinquedos da turma não estão dispostos a deixar ninguém para atrás, mesmo que isso implique enfrentar perigos e fazer sacrifícios, renunciando ao individualismo, a pensar só em si mesmo, opção mais cômoda e fácil, mas que conduz à solidão, fustração, amargura, que são encarnados pelo urso Lotzo.

Lotzo encarna a desesperança, a desconfiança nos demais, fruto de não ter aceito uma experiência negativa de sentir-se abandonado por sua antiga dona.

Um dos diálogos mais importantes do filme é entre Woody e um brinquedo-telefone. Esse personagem alerta Woody de que é impossível fugir de “Sunny-side”, uma creche onde os amigos de Woody se encontravam pressos, que o mais importante é salvar a si mesmo enquanto é possível e deixar seus amigos para atrás. Woody não pensa um instante em seguir o conselho do telefone e segue adiante com a sua missão de resgatar seus amigos.

Outra cena muito interessante é aquela em que Woody arrisca sua própria vida para salvar Lotzo, o brinquedo que tantos problemas lhes tinha causado. Depois de ser resgatado, Lotzo novamente trai Woody o os demais brinquedos. Mesmo assim, Woody não guarda rencor, simplesmente aconselha seus amigos a não pensarem mais em Lotzo, já que não vale a pena.

Nenhum comentário: