segunda-feira, 23 de março de 2009

Extensão no Curso Superior em Gestão de Turismo – UnED Petrópolis

26 de março de 2009.

A equipe do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, da UnED Petrópolis do CEFET/RJ, convida a todos para sua primeira atividade do Projeto “TURISMO ENTREDIÁLOGOS”, na modalidade Extensão, a ser realizada no dia 26 de março de 2009, quinta-feira, às 16h,no Salão Nobre, com a palestra do Prof. Dr. Angelo Adriano Faria de Assis, Professor adjunto de História da Universidade Federal de Viçosa (MG). O docente, que pesquisa na Torre do Tombo, em Portugal, tem vários artigos publicados e um livro, e comparecerá a convite da Profª. Dra. Nara Santana, que leciona História, no referido Curso.
TEMA:
Falar de Identidade Nacional em língua pátria: o Problema da Intolerância em Portugal e no Brasil atuais - possibilidades de comparação.

Angelo Adriano Faria de Assis
Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense
Professor Adjunto - Universidade Federal de Viçosa

Viajar a Portugal é como visitar um passado que se mantém presente. Apesar dos quase duzentos anos de nossa independência, não é difícil, mesmo para olhares menos atentos, perceber os pontos de ligação entre estas duas culturas. A experiência da língua, as tradições da culinária, os costumes do cotidiano, os gostos em comum, enfim uma série de práticas e imaginários que tornam portugueses e brasileiros mais parecidos do que diferentes, em muitos aspectos. Não só para o bem, fique bem claro. Uma visita à moderna Lisboa, com seus edifícios modernos, progresso tecnológico e integração com a seleta Europa da moeda única também deixa evidente o processo de exclusão vivido por uma considerável parcela dos imigrantes que procuram a Lusitânia em busca de melhores condições de sobrevivência. Vê-se, pelas ruas, uma sociedade partida, com dificuldades de integração, embora importantes medidas no sentido da convivência venham sendo tomadas. Este trabalho pretende ser um convite a um passeio na sociedade portuguesa atual, procurando pontos de aproximação e diferença com a realidade que encontramos nesta outra franja do Atlântico, refletindo o que podemos uns aprender com os outros.

Nenhum comentário: